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FAKE NEWS: AS EMPRESAS DO NOSSO SETOR E AS ELEIÇÕES

Por Edmundo Lopes - MIDIACOM Rio de Janeiro



A luta contra as Fake News é uma responsabilidade compartilhada entre empresas, governo e sociedade em geral.


As empresas de radiodifusão e do impresso podem participar do esforço maior de combater as Fakes News, principalmente em período eleitoral que está chegando.


Aqui estão algumas sugestões:


1. Criar campanhas de conscientização e educação do público sobre Fake News, explicando os riscos e consequências desse tipo de informação falsa.


2. Verificação dos fatos: Investir em equipes de checagem de fatos que analisem e verifiquem a veracidade das informações antes de serem publicadas ou divulgadas.


3. Transparência na fonte: Utilizar fontes confiáveis ​​e transparentes de informações e citá-las claramente nas reportagens e matérias, para que os leitores possam verificar por si mesmos a origem da informação.


4. Promover diversidade de opiniões: Incluir diferentes pontos de vista e perspectivas nas matérias, de forma a evitar a disseminação de informações tendenciosas.


5. Estabelecer parcerias com organizações especializadas em checagem de informações, como agências de checagem de fatos, para fortalecer o trabalho de verificação.


6. Utilizar tecnologias de análise de dados e inteligência artificial para identificar padrões de Fake News e discurso de ódio, possibilitando ações mais eficazes para combatê-los.


7. Incentivar os colaboradores a atuarem como verificadores de informações, também alertando os leitores e espectadores sobre a importância de consumir notícias confiáveis ​​e denunciar casos de Fake News.


8. Se identificadas Fake News com potencial impacto negativo na sociedade, como durante períodos eleitorais, as empresas devem denunciar essas informações às autoridades competentes, contribuindo para medidas legais e de investigação adequadas.


A luta contra as Fake News é uma responsabilidade compartilhada entre empresas, governo e sociedade em geral. Colaborações e ações conjuntas podem ser extremamente eficazes no combate à desinformação.


Com informações MIDIACOM RJ



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