top of page

MIDIACOM-RJ apresenta estudo sobre o impacto da mídia no desenvolvimento do Estado


Evento destaca a força da mídia tradicional e aponta a convergência entre TV, rádio, jornal e revista com o digital e o streaming.


José Antonio do Nascimento Brito - Pres. MIDIACOM-RJ
José Antonio do Nascimento Brito - Pres. MIDIACOM-RJ

O presidente da MIDIACOM-RJ, José Antonio do Nascimento Brito, abriu, nesta terça-feira (9), no Rio de Janeiro, o Encontro MIDIACOM-RJ, que reuniu representantes das principais emissoras de TV, rádios, jornais e revistas do Estado. O evento apresentou um estudo inédito em nível nacional que analisa o papel da mídia tradicional no desenvolvimento econômico, social e cultural do Rio de Janeiro. O levantamento também servirá de base para análises futuras em outras regiões.


Na abertura, Nascimento Brito afirmou que o setor de mídia é decisivo para o desenvolvimento do Rio e reafirmou o papel da cidade como um dos centros mais influentes de produção de conteúdo do país.


“O Rio é um heavy user de mídia e consome muito. A gente faz um produto consumido 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês e 365 dias por ano.”



O estudo apresentado mostrou que cariocas e fluminenses preferem se informar majoritariamente por meio do rádio, da TV aberta, de jornais e revistas, evidenciando a credibilidade e a relevância do jornalismo tradicional. O levantamento também destacou que, mesmo com o avanço das plataformas digitais, a mídia tradicional continua sendo uma referência de confiança para a população.


ree

Os dados apontam ainda para uma tendência irreversível de convergência entre TV, rádio, jornal e revista com as plataformas digitais e o streaming, em um cenário no qual diferentes formatos convivem e se complementam. Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, empresa responsável pela pesquisa, essa integração fortalece o setor:


“O que a gente acompanha no mercado do Rio de Janeiro é uma convivência pacífica — e, eu diria, muito saudável — entre as mídias tradicionais e as mídias digitais. A mídia tradicional tem credibilidade, tem legitimidade, e é por isso que as pessoas não abrem mão desse conteúdo.”

O Encontro MIDIACOM-RJ reforçou a importância do setor para a geração de emprego, renda e movimentação econômica no Estado, além de consolidar a MIDIACOM-RJ como articuladora dos interesses da radiodifusão e da comunicação fluminense.



 
 
 
bottom of page