top of page
Foto do escritorMIDIACOM RJ

TSE lança campanha contra desinformação

“Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”. A campanha lançada na terça-feira (6) pelo Tribunal Superior Eleitoral contra a desinformação nas eleições foi desenvolvida pela ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas) com a parceria de 11 entidades que atuam em defesa do jornalismo profissional, dentre elas, a ABERT. A linguagem regional foi pensada para engajar os eleitores.


Foto divulgação: Site TSE

Participaram do lançamento o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, o diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, e o diretor de Assuntos Legais e Regulatórios, Rodolfo Salema. Durante o evento, também foram lançados dois playbooks com informações sobre o TSE e o processo eleitoral. “Não há democracia forte sem Judiciário independente e sem imprensa livre.


A liberdade humana constrói-se democraticamente, na modernidade, com a cidadania presente em eleições nas quais é escolhido aquele que representa cada um e todos os cidadãos em processo lícito, transparente e seguro”, destacou a ministra Cármen Lúcia. De acordo com ela, o jornalismo fortalece a democracia brasileira. Também presente no evento, o ministro Alexandre de Moraes defendeu a imprensa livre e o combate às notícias falsas.


“O mal do século com relação à democracia é a desinformação e as redes sociais se deixam instrumentalizar com a disseminação de desinformação e discurso de ódio”, afirmou. A campanha contra as mentiras nas eleições foi desenvolvida a partir de um esforço coletivo dos profissionais das associações e das instituições, que criaram as frases de impacto, utilizando a linguagem local de cada uma das regiões do país.


A campanha mescla o alerta sobre o perigo das mentiras em meio digital e analógico e estimula a checagem das informações antes do compartilhamento das mensagens. “Oxe! Mentira é de lascar!” e “Compartilhe apenas papo reto” são duas das frases que vão povoar as redes sociais, os jornais e as revistas que aderiram ao movimento.


Com informações ABERT

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page