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Estudo aponta desafios e oportunidades para o rádio nos painéis de carros modernos



O estudo Visuals In-Vehicle Quu 2025 é a segunda edição de uma análise detalhada sobre a posição do rádio AM/FM nos 100 modelos de carros mais vendidos nos EUA. O relatório avalia a acessibilidade e a visibilidade do rádio nos painéis dos carros modernos, que estão cada vez mais dominados por sistemas de infotainment com múltiplas opções de áudio e funcionalidades visuais.


Este relatório de 2025 segue a mesma metodologia do relatório de 2024. Os dados foram coletados por um analista independente que auditou os sistemas do painel, identificou os seis principais achados e forneceu insights sobre o seu impacto na indústria do rádio. Especialistas da indústria (Fred Jacobs, Paul Jacobs, Joe D’Angelo e Mike McVay) revisaram a pesquisa e compartilharam suas perspectivas.


Principais achados do estudo


A maioria dos novos modelos de veículos assume como default a última fonte de áudio reproduzida:


  • 74% dos modelos pesquisados são “audio-forward”, voltando para a última fonte reproduzida ao reiniciar o veículo.


  • Implicação: Para o rádio AM/FM, isso significa que “deve conquistar seu lugar na tela”. As estações devem buscar ser o “último toque”.


O rádio AM/FM ainda é onipresente, porém, está mais difícil de encontrar e usar nos veículos:


  • Botões de rádio dedicados estão desaparecendo. Apenas 26% dos modelos pesquisados são “radio-forward”, uma queda em relação aos 36% em 2024.


  • 100% dos modelos possuem rádio FM e 98% possuem AM.


  • No entanto, os sistemas de infoainment modernos inserem o rádio AM/FM em menus, tornando-o mais difícil de encontrar rapidamente.


  • Implicação: “O rádio nos veículos costumava ser sem esforço – agora os ouvintes precisam se esforçar mais para encontrá-lo.”


O painel digital está repleto de outras opções de áudio:


  • O rádio AM/FM não está competindo apenas consigo mesmo.


  • 94% dos modelos pesquisados podem receber o serviço de rádio por assinatura SiriusXM (acima de 92% em 2024).


  • 98% têm Apple CarPlay e Android Auto.


  • Google built-in cresceu de 9% para 16% (principalmente em modelos GM).


  • Implicação: O rádio precisa “permanecer em destaque” para ouvintes e anunciantes. Embora ainda domine o consumo de áudio com suporte a anúncios em veículos, streaming personalizado, podcasts e audiobooks estão cada vez mais acessíveis.


A indústria automobilística está dobrando a aposta em aplicativos de streaming built-in:


  • A incorporação de aplicativos de streaming built-in (Spotify, Amazon Music, TuneIn) quase dobrou desde o ano passado.


  • Fabricantes domésticos (EUA) estão impulsionando esse crescimento (57% dos veículos domésticos têm aplicativos de streaming built-in em 2025, contra 25% em 2024).


  • Implicação: O rádio AM/FM está competindo para se destacar. Deve promover notícias, alertas de emergência e atualizações em tempo real para destacar suas vantagens.


Dois em cada três novos veículos são equipados com HD Radio:



  • 67% dos novos modelos pesquisados são equipados com o sistema de rádio digital americano HD Radio.


  • Quase todos os modelos equipados com HD Radio podem exibir imagens.


  • Implicação: O HD Radio é amplamente disponível e oferece uma “vantagem competitiva” se as estações o utilizarem, melhorando a experiência de audição com melhor som, imagem de capa do álbum e conteúdo na tela. As estações podem alavancar tecnologias built-in como o rádio digital HD Radio e o rádo híbrido DTS AutoStage para melhorar a visibilidade e a receita.


Todos os novos veículos podem exibir texto e mais da metade pode mostrar imagens:


  • 100% dos novos modelos pesquisados podem exibir texto para rádio.


  • 60% dos novos modelos pesquisados podem exibir imagens para rádio.


  • Implicação: A aparência de uma estação no painel é uma “extensão de marca essencial”. Logotipos, conteúdo da estação e anúncios na tela aprimoram a experiência do ouvinte e tornam o rádio mais memorável. “A implementação não é mais opcional. O rádio deve oferecer uma experiência visual moderna e envolvente para competir.”


A opinião dos especialistas


O relatório inclui a opinião de especialistas sobre o tema:


  • Fred Jacobs (Jacobs Media): A batalha real não é com outras estações, mas com “toda a mídia no carro”. Estratégias de programação e engajamento devem refletir essa mudança. O ciclo “última coisa/primeira coisa” torna todos os horários importantes. “O rádio AM/FM desfrutou de primazia absoluta em carros e caminhões por décadas e décadas, [mas] o relatório deste ano deixa cristalino que a batalha competitiva in-vehicle pelo principal local de audição do rádio está se intensificando a cada ano que passa.” As estações precisam “dominar sua experiência no painel” gerenciando visuais e mensagens.


  • Paul Jacobs (Jacobs Media): Equipes de vendas devem enfatizar a força contínua do AM/FM em veículos e destacar os visuais aprimorados. As estações que comercializam primeiro as oportunidades de painel (texto e imagem) ganharão uma vantagem competitiva em vendas de anúncios locais.


  • Joe D’Angelo (Xperi Inc.): O rádio deve “alavancar todas as tecnologias disponíveis para competir – incluindo RDS, HD Radio e DTS AutoStage”. Métricas de audição no carro serão “críticas” para permanecer competitivo no mercado de publicidade digital. “Os sistemas de mídia no carro continuam a evoluir rapidamente. Aumento do tamanho da tela, expansão de serviços e conectividade mais confiável estão impulsionando a inovação e a concorrência.”


  • Mike McVay (McVay Media Consulting): As rádios AM/FM devem se unir e agir agora para se destacarem. Em veículos “audio-forward”, o rádio fica escondido em menus a menos que seja o último toque, exigindo elementos visuais e engajamento para permanecer na tela. Anunciantes e ouvintes “esperam mais – o rádio deve oferecer uma aparência dinâmica e semelhante à digital nos veículos”.


Recomendações para a indústria


O rádio AM/FM permanece uma presença ubíqua nos veículos, mas sua acessibilidade e visibilidade estão diminuindo devido à complexidade dos sistemas de infotainment e ao aumento da concorrência de outras fontes de áudio.


A mudança para sistemas “audio-forward”, que têm como default a última fonte reproduzida, exige que o rádio “conquiste” sua posição no painel a cada uso. Além disto, a crescente integração de aplicativos de streaming (e o foco dos fabricantes neles) representa um desafio significativo adicional.


No entanto, o relatório destaca que o rádio nos EUA conta com recursos como o HD Radio e a exibição de texto e imagens, que podem enriquecer a experiência do ouvinte. Esses elementos permitem uma apresentação visual aprimorada – com logotipos, capas de álbuns e informações em tempo real – oferecendo um valor diferenciado também para os anunciantes. Porém, no Brasil, ainda será preciso superar esta primeira etapa, seja com o rádio digital ou o rádio híbrido.


O futuro do rádio no veículo dependerá de sua capacidade de adaptar-se, inovar em conteúdo e apresentação visual, alavancar a tecnologia disponível e colaborar como indústria para garantir sua relevância e acessibilidade.


Sobre a Quu


A Quu Inc. é uma empresa de tecnologia dos EUA que oferece soluções para emissoras de rádio exibirem conteúdos visuais – como textos, logotipos e imagens – nos painéis dos carros, sincronizados com a programação de áudio. Com presença em mais de mil estações de rádio, a plataforma da Quu amplia o engajamento dos ouvintes e gera novas oportunidades de receita, sendo compatível com sistemas RDS, HD Radio e DTS AutoStage.

O estudo pode ser baixado aqui.


Fonte: Quu

 
 
 

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