top of page

Dica de leitura: A História da Televisão Brasileira Para Quem Tem Pressa, de Elmo Francfort

Saiba mais sobre a história da radiodifusão fluminense e brasileira nessa obra de referência: A História da Televisão Brasileira para Quem Tem Pressa, de Elmo Francfort.



Sobre a obra vale ressaltar que a palavra pressa é o particípio passado, em latim, do verbo premere (apertar). Assim, pode-se dizer que A História da Televisão Brasileira para Quem Tem Pressa se propõe a contar uma das maiores sagas do século 20 (e deste início do 21) para quem precisa apertar o passo ou está apertado de tempo. E quem não está?


Em 200 páginas, contextualizado com cada momento histórico, e escrito em linguagem clara e acessível, Francfort traça um panorama da TV – linguagem que há mais de sete décadas fascina diariamente os brasileiros. Vai dos televisores de tubo às produções hoje assistidas pelo celular, nos quatro cantos do país… e no exterior.


A obra passeia com desenvoltura pelos principais acontecimentos que marcaram a trajetória dessa paixão nacional, responsável por transmitir, a longas distâncias, imagens que transformaram a História do nosso país. O passeio começa pelos anseios dos povos antigos pela reprodução imagética, passando por inventores, a criação da TV no mundo e o panorama de como foi recebida no Brasil. No decorrer da obra, a implantação da pioneira TV Tupi, a evolução das emissoras, a criação de ídolos populares, a chegada do videoteipe, do satélite, das cores e da alta definição, com interatividade e streaming, além de outros temas e curiosidades sobre a nossa televisão.


Só não explica que loucura é essa que nos faz tão apaixonados pela telinha. Para isso, seria necessário outro livro… ou novela. Aí sim, sem pressa.


  • Gênero: Não ficção

  • Páginas: 200

  • Formato: 14x21

  • Ano de lançamento: 2022

  • Preço: R$ 39,90

  • ISBN: 978-65-88490-50-1

  • E-ISBN: 978-65-88490-51-8

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page