
Aconteceu em Las Vegas a versão 2024 da Convenção da NAB – equivalente americana da nossa ABERT. Quase 100.000 profissionais estão na feira esse ano. A maior atração ficou por conta da AMECA, uma “robô autônoma, operada por inteligência artificial”, assunto que dominou todas as discussões este ano.
Aliás, ficou evidente que a IA veio para ficar, apesar do ceticismo da própria NAB. Todos entendem a IA como integrante de um time que irá liberar mais tempo para a criação de conteúdo.
Quase 3.000 pessoas participaram dessa demonstração, onde colocou-se a voz de locutores de rádio para a audiência tentar identificar e diferenciar entre geração de voz por IA e textos lidos por humanos. Foi difícil notar a diferença!
Neste mundo atual, o desafio da mídia tradicional, rádio e televisão, torna-se maior por concorrer agora com as mídias sociais, big techs, streamings, cabos e OOH. A saída aparente está na eficiência da criação e na extensão do conteúdo de rádio e televisão por todas essas alternativas.
Quanto aos equipamentos para TV, tivemos a Black Magic mostrando sua câmera Ursa digital, com nitidez de 12K Super 35, gerando uma combinação de 80 megapixels por frame. Grandes alternativas de geração gráfica para previsão do tempo e tráfego também foram apresentadas. Agora, vamos ao trabalho, que o futuro será divertido.
Consultas:
Futuri Midia – IA em rádio
Black Magic Design – Cameras
Clive LeGeit - Pres. NAB
Comments